Música dos Anos 90

Os anos 90 representou uma grande transformação não só na música, mas na moda, comportamento, tecnologia… Na era do walkman (quem nunca teve um desses?) e surgimento dos CDs, as músicas proliferavam mais energia, e até abandonou um pouco o lado mais colorido e bem humorado da década anterior. Depois que elencamos as principais músicas dos anos 80, conheça agora quem revolucionou a década mais intransigente da música pop.

Música Anos 90 – Nacional

Mamonas Assassinas – Pelados em Santos

Surgido em 1995, o grupo Mamonas Assassinas fizeram um sucesso estrondoso com o seu primeiro e único disco. Com letras bem humoradas e fazendo um “rock cômico e irreverente”, o grupo conquistou jovens e adultos. Todo esse sucesso, porém, durou quase 8 meses, interrompida por um acidente aéreo fatal que pôs fim à banda.

Daniela Mercury – O Canto da Cidade

Antes de surgiram Ivete Sangalo e Claudia Leitte, foi Daniela Mercury que despontou como a “rainha do axé music”, numa época em que o gênero baiano começava a dialogar com a música pop e MPB. “O Canto da Cidade” fez com que Mercury lotasse o vão livre do Masp em um histórico show gratuito em São Paulo.

Charlie Brown Jr. – Proibida Pra Mim

Proveniente da cidade de Santos, litoral de São Paulo, o Charlie Brown Jr. Fez uma mistura interessante entre o rock, o reggae, o rap e o ska. Com letras que falam sobre problemas da sociedade e azaração mambembe, o grupo despontou com “Proibida Pra Mim”, o primeiro grande sucesso.

Cássia Eller – Malandragem

Maior representante feminina da época, Cássia Eller demonstrou que atitude conta muito na hora de cativar o público. “Malandragem” se tornou um hino adolescente, graças à sua presença na trilha sonora da novelinha teen “Malhação”.

Patrícia Marx – Quando Chove

Outra cantora que conquistou as paradas graças aos seus sucessos contidos em novelas globais, Patrícia Marx foi projetada com “Quando Chove”, música tema da novela “A Viagem”. Mas Patrícia já conhecia o sucesso de perto, já que era integrante do grupo infantil Trem da Alegria.

Música Anos 90 – Internacional

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Smells Like Teen Spirit” foi o primeiro grande sucesso do Nirvana, a banda que mais representa o grunge dos anos 90. Tanto sucesso foi interrompido pelo inesperado suicídio do vocalista Kurt Cobain, começando aí uma batalha pelos direitos das músicas entre o baterista Dave Grohl e Courtney Love, viúva de Cobain.

Alanis Morissette – You Oughta Know

Alanis Morissette nem imaginava conhecer o sucesso mundial de seu álbum “Jagged Little Pill” em 1995. A cantora canadense foi uma das primeiras a cantar dores de cotovelo com ira e poesia de uma maneira única. “You Oughta Know” está aí pra provar.

Spice Girls – Wannabe

Adoradas pelo público juvenil, que a tornaram verdadeiros ícones teen, as Spice Girls levantaram a bandeira do girl power, mas com músicas que não saiam da esfera pop radiofônico. As inglesas lançaram dois álbuns com sua formação original, e se reuniram em 2007 para um breve revival.

Oasis – Wonderwall

Outra banda britânica que fez história dos anos 90, seja pela música de qualidade ou pelo egocentrismo peculiar dos irmãos Gallagers. Independente da razão, não há como negar que o Oasis foi um dos grupos mais aclamados dos anos 90.

Britney Spears – …Baby One More Time

Já no finalzinho dos anos 90, uma garota vestida de colegial surgia para o estrelato. Britney Spears foi não só um fenômeno teen, mas uma personalidade que é “estudada” até hoje, após polêmicas que envolveram drogas, beijo em Madonna e cabeça raspada. Mas com “…Baby One More Time”, ela ainda está bem distante da Britney de hoje.

    Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>